Como proteger o número contra banimento?#
O bloqueio é definido pelo WhatsApp. O bloqueio da conta do WhatsApp não depende do nosso serviço.
Parâmetros que afetam a resistência do número ao banimento:
- Idade do número
- Taxa de respostas
- Comando STOP
- Uso do nome
- Pergunta na primeira mensagem
- Mensagens curtas
- Configuração da instância
1. Idade do número (aquecimento do número)#
Quanto mais tempo o número estiver registrado no WhatsApp, mais resistente ele será ao banimento. Se você acabou de registrar um novo número, ele estará mais vulnerável. Recomendamos começar o aquecimento apenas no dia seguinte à criação da conta do WhatsApp. Você precisa ser especialmente cuidadoso nos primeiros 10 dias de uso do número. Você deve gradualmente "aquecer" o número.
Durante os primeiros 10 dias de uso do número:
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não envie mensagens pelo sistema e não crie grupos imediatamente após a conexão; recomendamos começar o envio de mensagens no dia seguinte
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não envie mais de 20 novos destinatários por dia
2. Taxa de respostas (proporção entre mensagens enviadas e recebidas)#
O cenário ideal é quando os clientes escrevem para você primeiro e adicionam você aos contatos deles. No entanto, na maioria dos casos, não é possível obter esse cenário. Muitas vezes, é necessário iniciar o diálogo primeiro. Se você enviar muitas mensagens e não receber nenhuma resposta, corre o risco de ser banido. Tente garantir que, para cada 100 mensagens enviadas, pelo menos 30 mensagens de resposta sejam recebidas dos clientes (30%). Nesse caso, com 30% de respostas, você pode considerar que o número não está em risco.
3. Comando STOP#
O cliente sempre tem a opção de bloquear seu número se você estiver incomodando ele. No entanto, se você adicionar a frase "escreva stop para cancelar nossos envios" no final do seu envio, será mais conveniente para o cliente escrever "stop" do que reclamar no WhatsApp. Isso ajudará a filtrar clientes insatisfeitos, a manter seu número e também a aumentar a taxa de respostas.
4. Uso do nome#
O primeiro contato com o cliente é muito importante. Tente usar o nome do cliente ao se dirigir a ele. Isso aumentará a taxa de respostas dos clientes. Além disso, tornará cada mensagem única, o que terá um impacto positivo na resistência do número ao banimento.
5. Pergunta na primeira mensagem#
Na primeira mensagem, solicite explicitamente a permissão do cliente para enviar mensagens. Aqui, é importante fazer com que o cliente entre em diálogo com seu número (bot) e responda a pelo menos algo. Isso garantirá uma boa taxa de respostas e filtrará clientes com atitudes negativas.
Antes de enviar a mensagem, recomendamos criar um diálogo como o seguinte:
Andre, bom dia! Você gostaria de receber uma mensagem da empresa XYZ?
Resposta: Sim
Confirmado, obrigado!
6. Mensagens curtas#
Em vez de uma mensagem longa, envie várias mensagens curtas. Esse estilo se assemelha mais a uma comunicação real do que a um envio automatizado.
7. Configuração da instância#
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Antes de conectar o telefone à instância, verifique se não há fila de mensagens usando o método showMessagesQueue; se houver uma fila, ela deve ser excluída usando o método clearMessagesQueue.
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Aumente o intervalo entre o envio de mensagens através do método SetSettings para 10000.
O uso de 500ms para o envio de mensagens para diferentes chats é um sinal de automação
A seguir estão cenários de risco de bloqueio#
(ideal) Você nunca será banido:#
- os clientes escrevem para você primeiro
- os clientes adicionam seu número aos contatos
- os clientes podem escrever "stop" para cancelar inscrições
(recomendado) Risco mínimo de bloqueio#
- você inicia a conversa primeiro, construindo gradualmente sua base de clientes no número
- no primeiro contato com o cliente, peça permissão para se comunicar com ele
- dirija-se ao cliente pelo nome, de forma personalíssima.
- para cada 100 mensagens enviadas, receba pelo menos 30 respostas dos clientes
- os clientes sempre podem escrever "stop" para cancelar inscrições
(não recomendado) Risco máximo de bloqueio#
- o número foi registrado há menos de 10 dias
- você inicia a conversa primeiro
- mensagens repetitivas, sem personalização
- grande número de destinatários
- não há respostas dos clientes
- você envia anúncios nos quais o cliente não está interessado (spam)