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Como proteger o número contra banimento?#

O bloqueio é definido pelo WhatsApp. O bloqueio da conta do WhatsApp não depende do nosso serviço.

Parâmetros que afetam a resistência do número ao banimento:

  1. Idade do número
  2. Taxa de respostas
  3. Comando STOP
  4. Uso do nome
  5. Pergunta na primeira mensagem
  6. Mensagens curtas
  7. Configuração da instância

1. Idade do número (aquecimento do número)#

Quanto mais tempo o número estiver registrado no WhatsApp, mais resistente ele será ao banimento. Se você acabou de registrar um novo número, ele estará mais vulnerável. Recomendamos começar o aquecimento apenas no dia seguinte à criação da conta do WhatsApp. Você precisa ser especialmente cuidadoso nos primeiros 10 dias de uso do número. Você deve gradualmente "aquecer" o número.

Durante os primeiros 10 dias de uso do número:

  • não envie mensagens pelo sistema e não crie grupos imediatamente após a conexão; recomendamos começar o envio de mensagens no dia seguinte

  • não envie mais de 20 novos destinatários por dia

2. Taxa de respostas (proporção entre mensagens enviadas e recebidas)#

O cenário ideal é quando os clientes escrevem para você primeiro e adicionam você aos contatos deles. No entanto, na maioria dos casos, não é possível obter esse cenário. Muitas vezes, é necessário iniciar o diálogo primeiro. Se você enviar muitas mensagens e não receber nenhuma resposta, corre o risco de ser banido. Tente garantir que, para cada 100 mensagens enviadas, pelo menos 30 mensagens de resposta sejam recebidas dos clientes (30%). Nesse caso, com 30% de respostas, você pode considerar que o número não está em risco.

3. Comando STOP#

O cliente sempre tem a opção de bloquear seu número se você estiver incomodando ele. No entanto, se você adicionar a frase "escreva stop para cancelar nossos envios" no final do seu envio, será mais conveniente para o cliente escrever "stop" do que reclamar no WhatsApp. Isso ajudará a filtrar clientes insatisfeitos, a manter seu número e também a aumentar a taxa de respostas.

4. Uso do nome#

O primeiro contato com o cliente é muito importante. Tente usar o nome do cliente ao se dirigir a ele. Isso aumentará a taxa de respostas dos clientes. Além disso, tornará cada mensagem única, o que terá um impacto positivo na resistência do número ao banimento.

5. Pergunta na primeira mensagem#

Na primeira mensagem, solicite explicitamente a permissão do cliente para enviar mensagens. Aqui, é importante fazer com que o cliente entre em diálogo com seu número (bot) e responda a pelo menos algo. Isso garantirá uma boa taxa de respostas e filtrará clientes com atitudes negativas.

Antes de enviar a mensagem, recomendamos criar um diálogo como o seguinte:

Andre, bom dia! Você gostaria de receber uma mensagem da empresa XYZ?

Resposta: Sim

Confirmado, obrigado!

6. Mensagens curtas#

Em vez de uma mensagem longa, envie várias mensagens curtas. Esse estilo se assemelha mais a uma comunicação real do que a um envio automatizado.

7. Configuração da instância#

  • Antes de conectar o telefone à instância, verifique se não há fila de mensagens usando o método showMessagesQueue; se houver uma fila, ela deve ser excluída usando o método clearMessagesQueue.

  • Aumente o intervalo entre o envio de mensagens através do método SetSettings para 10000.

    O uso de 500ms para o envio de mensagens para diferentes chats é um sinal de automação

A seguir estão cenários de risco de bloqueio#

(ideal) Você nunca será banido:#

  • os clientes escrevem para você primeiro
  • os clientes adicionam seu número aos contatos
  • os clientes podem escrever "stop" para cancelar inscrições

(recomendado) Risco mínimo de bloqueio#

  • você inicia a conversa primeiro, construindo gradualmente sua base de clientes no número
  • no primeiro contato com o cliente, peça permissão para se comunicar com ele
  • dirija-se ao cliente pelo nome, de forma personalíssima.
  • para cada 100 mensagens enviadas, receba pelo menos 30 respostas dos clientes
  • os clientes sempre podem escrever "stop" para cancelar inscrições

(não recomendado) Risco máximo de bloqueio#

  • o número foi registrado há menos de 10 dias
  • você inicia a conversa primeiro
  • mensagens repetitivas, sem personalização
  • grande número de destinatários
  • não há respostas dos clientes
  • você envia anúncios nos quais o cliente não está interessado (spam)